Pular para o conteúdo principal

Faça seu próprio carimbo

Colaboradora: Fernanda Domingues

Chegou o tão esperado tutorial de como fazer um carimbo. É bem simples, fácil e não toma tempo. E no final você ainda vai encontrar quatro desenhos que são bom para iniciantes se aventurarem na técnica. Mãos à obra!

515236557_c8dc3f399b_m

1. Materiais:
. borracha comum branca
. papel vegetal
. lápis preto
. estilete
. almofada de carimbo
. papel e caneta para desenhar
. referências

515236561_356486419b_m

2. Faça um desenho no papel sulfite. Invente, inspire-se ou copie. Gaste tempo nesta etapa, porque é daqui que vai sair seu carimbo. Faça vários até chegar no desenho final.

515236563_9bf53cd8e9_m

3. Passe a limpo para um papel vegetal, usando lápis preto.

515236569_97878f7e53_m

4. Vai ficar assim.

515236573_6ba37b9f66_m

5. Posicione o papel em cima da borracha, deixando o lado desenhado a lápis pra baixo. Raspe a unha no papel, para o grafite grudar na borracha como se fosse um transfer. Levante o papel devagar pelo cantinho pra ver se o desenho passou bem. Se achar que não foi suficiente, esfregue com um pouco mais de força.

515236575_2bcf64ebe9_m

6. Vai ficar assim.

515212090_cd7245c134_m

7. Com o estilete, comece a 'cavar' a parte branca do desenho. Lembre que o branco vai ser a parte vazada e o preto é a parte que vai virar carimbo. Corte a borracha em ângulo. Se você cortar reto (90 graus) a estrutura vai ficar final e pode não aguentar. O ideal é entrar com o estilete em uma leve 'diagonal'. Cuidado com as dedos, para não se cortar.

515212104_22f256c2d4_m

8. Corte agora a borracha ao redor do desenho.

515212114_74a0c1742e_m

9. Está na hora de testar seu carimbo. Passe na almofada...

515212116_f0337f4318_m

10. ... e saia carimbando por aí!

515307660_d8cc2a0b48_o

Esses quatro desenhos são uma boa opção para quem quiser se iniciar na técnica. Como a parte de dentro é toda pintada, só vai ser preciso cavar na parte de fora. As linhas são simples e não tem erro. É um bom começo!
Dicas:
. Ao cortar, apoie a borracha em uma mesa firme. Nunca faça isso segurando a borracha na mão. O estilete pode escorregar e você pode se cortar.
. Para evitar riscos na mesa, coloque uma revista velha por baixo ou, se tiver, uma base de corte.
. Você pode colar a borracha em uma base de madeira, pra facilitar as carimbadas. Aqui tem um exemplo.
. O desenho vai ficar sempre invertido. Se você quiser fazer carimbo de palavras, siga essa dica. Depois de copiar o desenho pro papel vegetal, pinte o outro lado do papel com lápis pra fazer um carbono. E continue do mesmo jeito.
Equipamentos:
. Corte: comece com um estilete normal. Se gostou da brincadeira e quiser algo melhorzinho, vá atrás de uma art knife (estou nesse estágio). E se estiver super empolgada, experimente a opção mais profissional: linoleum cutters.
. Borracha: Eu comecei com borracha e até hoje é o que eu uso. Uma caixa com 20 na Kalunga custa R$ 4,25, ideal pra brincar à vontade e poder errar sem peso na consciência. Mas existem opções melhores. Em sites estrangeiros procure por Soft-Kut Printing Blocks, PZ Kut, Mastercarve, Speedball Carving block
. Almofada: da tracional Helio Carbex, por R$ 2,00, até opções multi-coloridas. Eu tenho esse aqui, de 3 cores: ouro, prata e cobre.

Comentários

®0$£ disse…
Parabéns, super criativa!
Bjos

agulhapontocruz.blogspot.com
Circe/Jeanne disse…
Oi,parabéns belo blog.A idéia é ótima pois a gente sempre perde algo.Gostaria de saber se essa idéia do carimbo só serve para tinta para carimbo ou voce já testou com outras tinas,como pva.Lhe agradeço a atenção,
Um grande abraço
gisele.artes disse…
oi,Adorei seu blog. E tomei a liberdade de copiar o post acima e colocar tb no meu, fazendo referência ao seu. Parabéns, te visitarei sempre. bjos
krystal disse…
Ola adorei seu blog, tem dicas fabulosas. Bjs
Inspiration disse…
Adorei as explicações, Parabéns!
Maria disse…
você poderia dar a fonte de onde tirou todo esse post, ein?! Ok, copiar, mas pelo menos dê a fonte: SUPERZIPER.COM
prizimz disse…
bom post, pena que é copiado daqui http://www.superziper.com/2007/05/dyi-faa-seu-prprio-carimbo.html
Silvana Bueno disse…
Boa tarde. Por acaso acho que já vi esse post no blog das meninas do superzíper. Conhece? É idêntico. Você poderia pelo menos ter dado o crédito do blog delas. Aqui está o link delas com este mesmo post http://www.superziper.com/2007/05/dyi-faa-seu-prprio-carimbo.html. Viu a data.
* LiLi * disse…
Boa Tade !! Realmente esse carimbo é demais .. mas você deveria ter feito referencia da fonte ... muito anti-ético, o outro fazer o trabalho e você levar a fama...

Colabora Colega com o mundo dos Blogueiros eticos ... posta a fonte ... Superziper.com

;)
Lili Marafon
Fragmentos - lilimarafon.blogspot.com
andrea disse…
Enviei um email solicitando que tire imediatamente o post do ar. Este PAP e fotos são de minha autoria e a reprodução deste conteúdo não foi autorizada.
Paula disse…
Simplesmente ridículo vocês copiarem conteúdo alheio assim nessa cara de pau. Existem leis contra gente como voce, sabia? Estou denunciando.
Andrea disse…
Gente, que horror, Copy + Paste na cara dura do Superzíper, que falta de criatividade!
priscilla disse…
q loser!
Lígia disse…
patético que ainda tenha gente que ache necessário copiar o trabalho alheio.

se ainda lhe sobrar o mínimo de dignidade, vai apagar o post-cópia e fazer uma retratação.
Fernanda disse…
Podia ao menos ter a decência de citar a fonte... O Superzíper é um blog super conhecido e respeitado; você não se envergonha?
vivian daniele disse…
adorei seu blog ja sou sua seguidora.
bjs
Lene Souza disse…
obrigada, estava querendo fazer um carimbo mas não sabia como fazer, parabéns, sou seguidora sua, tchau.
Amei a dica ,já sou seguidora ,obrigada pela idéia,já não procuro mais pois achei o que queria!!Parabéns pelo blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Receitas para Engomar Tecido

Dica retirada do Blog: http://alemdecriar.blogspot.com/Receita com goma líquida vendida em supermercado (Goma Pox):
· 2 colheres de sopa de Goma Pox
· 1 copo de água ( 250ml)
· Bacia
Dissolva bem as 2 colheres de sopa de Goma Pox em um copo de água ( copo de requeijão). Despeje na bacia e mergulhe o tecido encharcando-o bem. Deixe escorrer e coloque para secar em lugar plano. Quando estiver quase seco, passe bem a ferro. Receita com amido de milho (Maizena é uma das marcas):
· 1 colher se sobremesa de amido de milho
· 1 copo de água ( 250ml)
· 1 panelinha
· Colher para mexer
Dissolva bem o amido de milho na água fria e leve ao fogo, mexendo sempre. Quando levantar fervura, continue mexendo até perceber que engrossou e desligue o fogo (fica como um mingau bem ralinho). Deixe baixar a fervura e mergulhe o tecido até encharcar bem. Tire-o com cuidado para não se queimar, porque vai estar bem quente. Coloque o tecido em uma superfície plana para secar completamen…

Como Montar um Catálogo de Produtos

Enviado por Nanci CustódioPara montar um catálogo, pode ser de diversas formas, veja a que mais se adequar as suas próprias necessidades:1. Pode ser impresso ou digital, melhor ainda nas duas versões.2. Para montar o impresso, você terá de fotografar as peças que tem a venda.
Se forem fotos com câmera analógica, as que têm de revelar, pode colar numa folha de sulfite (A4) ou outro papel mais firme, tipo vergê, mais encorpado
e mais apresentável também.3. Se forem fotos digitais, as que não precisa revelar, já monte o catálogo direto no computador.4. Faça um rascunho com o título, os nomes das peças, para que o cliente possa identificá-las no pedido, se preferir, apenas um código em número, porém nunca comece com o número 1, faz parecer que é mesmo o primeiro trabalho e fica amador demais, catalogue, por exemplo, com iniciais do seu nome.5. Rascunhe então o título ou o código de cada produto, num caderno ou folhas avulsas. Coloque a descrição da peça (opcional) com medid…

PAP - Caixa MDF forrada com tecido

Este PAP foi desenvolvido por mim, baseado na forma que eu faço para revestir caixas de MDF com tecido. Existem outras formas, mas essa é a que me identifiquei. Testada e aprovada por mim.Material:(Sugestão de tamanho, se a caixa for maior, aumente a quantidade de tecido)- Caixa 13x13- Retalhos de Tecido (30cm)- Cola branca- Tesoura- Régua- Termolina- Passamaria (80 cm)Limpe bem a caixa e se necessário lixe-a, deixando sem irregularidades.Se for usar guardanapo na tampa da caixa, dê duas demãos de tinta para artesanato branca, somente na parte onde ele for colado. Deixe essa parte pronta para dar seqüência ao restanteEstique o tecido sobre uma superfície lisa e espalhe a termolina sobre o avesso. Coloque para secar no varal. A secagem costuma levar cerca de 1hora, há que goste de passar temolina do outro lado do tecido, eu, particularmente não acho necessário, senão o tecido endurece demais.Coloque a lateral da caixa sobre o tecido e com a régua risque o tamanho da lateral. Dobre o te…